Prof. Fernando Marcos Nhantumbo

RSS
  • Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit

O Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

domingo, 18 de abril de 2010 by Fernando Marcos Nhantumbo | 0 comentários
Uma reflexão didáctica no ensino de História
Por:
Fernando Marcos Nhantumbo
(Mestrando em Educação/Ensino de História)
(Universidade Pedagógica-Maputo)
Resumo

A demanda de novas tecnologias de informação e comunicação leva todas as sociedades a partilhar e difundir conhecimentos,de modo que, no processo multicultural, o ensino e a aprendizagem não dependem apenas das instituições da educação. De forma breve debatemos neste artigo, o paradigma das didácticas na era tecnológica, já de forma directa exigem a redefinição do papel do professor e do aluno e até da forma de aceder ao saber. Os audiovisuais no ensino História de forma virtual torna o seu ensino eficiente e colocam o mundo no espaço de aprendizagem.

Summary

The demand for new information and communication technologies leads all companies to share and disseminate knowledge, so that in the case of multicultural education and learning depends not only
on educational institutions. Briefly discussed in this article, the paradigm of didactical in the technological age, already require redefining the role of teacher and student and even have access to knowledge. The audiovisual teaching History so virtual makes your effective teaching and put the world in the learning space.

As TIC’s: Novos Paradigmas Didácticos na Relação Professor - Aluno

Com a emergência de novos tratados de artes - as tecnologias, as sociedades sofrem de forma continuada as influências que essas tecnologias polarizam na difusão e partilha de informações. O presente artigo pretende discutir a seguinte questão: Que paradigmas didácticos vão surgir no processo de ensino-aprendizagem com a modernização das tecnologias de informação e comunicação?Esta inquietação legitima-se na medida em que segundo Masetto (2003) os alunos sempre dispõem de novas informações disponíveis nos inúmeros sites da internet, o ensino superior obriga – se a dialogar com outras fontes de conhecimento e pesquisa, como parceiros e o conhecimento pode ser socializado por outras organizações (p.13-14).


Devemos repensar no papel do professor porque as novas tecnologias são fontes de atracção para estudantes porque superam exposição oral do professor. As imagens apresentam experiências bem próximas da realidade e segundo Gil (1997)…servem para despertar atenção, favorecem apresentações organizadas…servem para emprestar carácter moderno ao ensino (p.96-97).
Num debate exaustivo, sendo as novas tecnologias mais uma ferramenta, atribuiríamos ao professor, o papel de motivador e facilitador. O desafio imposto ao professor na nova era, tem a ver com a arte de ensinar, as metodologias e as pedagogias, porque sem querermos levantar uma outra inquietação, devem ter outro tratamento enquanto novas ferramentas, importa discutirmos a relação entre o professor e estas.O aluno no contexto das tecnologias assume nova postura com pesquisas autónomas, intercomunicação com todo o mundo, construção do conhecimento e partilha de informações?


No caso de ensino de História, os audiovisuais assumem o papel primordial visto que , segundo Proença (1989)…ao colocarem a imagem conferem uma reprodução do real e suscita uma marcha indutiva que parte da experiência para chegar ao principio teórico…(p.129)
Partindo deste ponto de vista, logicamente as novas tecnologias no ensino de História quebram fronteiras, de forma virtual favorecem debates, construção e debate de conhecimento produzido em
diferentes partes do Mundo. O professor deverá ocupar de forma democrática o seu papel, orientando os alunos na reconstrução colectiva do conhecimento como corolário do aumento da participação dos alunos na aprendizagem.


Conclusão
Podemos concluir que com a evolução das novas tecnologias, as abordagens didácticas do processo de ensino-aprendizagem, exigem revisão do relacionamento dos sujeitos intervenientes neste processo, para que as tecnologias não se tornem técnicas mecânicas à disposição do ensino.
As tecnologias de informação e comunicação são importantes no caso de ensino de História e não só, porque encurtam distâncias, favorecem a pesquisa, a critica e a reflexão durante a difusão e partilha de informações.
Bibliografia consultada
Gil, António Carlos. Metodologia do Ensino Superior.S.Paulo,1997.121p.
Masetto, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário. S.Paulo-Summus, 2003.194p.
Proença, Cândida Maria. Didáctica de Historia.Lisboa,1989.227p.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Google Tradutor

Visita direto de...

Visitas do Mundo

free counters

Deixe o seu comentario

Contacte - me


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Acerca de mim

Maputo, Mozambique, Mozambique
Ver o meu perfil completo

Blog Archive

  • ►  2018 (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2013 (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2012 (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2011 (6)
    • ►  agosto (6)
  • ▼  2010 (3)
    • ►  maio (2)
    • ▼  abril (1)
      • O Impacto das Tecnologias de Informação e Comunica...
Copyright © 2010 Prof. Fernando Marcos Nhantumbo Wordpress Theme Blogger Template Credits For